Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Instrutora do Instituto Brasileiro de Balanceamento Muscular, Facilitadora em Kinesioterapia Quântica pelas Escolas Wellness Kinesiology (USA), Touch for Health (Austrália),Three in One Concepts (USA),com noções básicas de RESET do Internacional Kinesiology College (Austrália), praticante atuante do método Body Talk System (USA), praticante atuante em Reconnective Healing® |The Reconnection® Cura Reconectiva (USA). Terapeuta em Consciência Corporal, Emocional e Energética à Saúde. //São Paulo e Curitiba//

domingo, 2 de fevereiro de 2014

    

Um pouco da Terapia Floral




As propriedades de cura das plantas são conhecidas desde tempos remotos. Segundo Paracelso (Suiça/1493), famoso alquimista e médico revolucionário, as plantas podem ser empregadas em medicina dentro de seus três estados: vivas, mortas ou ressuscitadas. A planta viva serve de modificadora do centro ou corpo interior. Baseando-se em muitas pesquisas e experiências pessoais, Paracelso produziu um riquíssimo trabalho que, para muitos médicos e cientistas da sua época, chegou a ser motivo de riso. Junto à sua vasta obra científica ele deixou para as gerações futuras a sua avançada interpretação do Universo, na qual matéria e espírito (que ele denominava de "corpo astral") não só convivem como se inter-relacionam. A sua visão de ocultista era levada à medicina científica, quando afirmava que era preciso atuar sobre o corpo astral para atingir o físico. Como médico e alquimista, foi o primeiro a usar venenos em pequenas doses para curar.

Dotado de extrema sensibilidade, Edward Bach (1886), famoso médico inglês e criador da Teoria dos Florais, destacou-se pela extrema sensibilidade, intuição e notável amor pela natureza e pela forma diferenciada pela qual conduziu o seu trabalho. Bach passava o maior tempo ouvindo os seus pacientes falarem a respeito de suas vidas e suas angústias, para descobrir a verdadeira causa de seus problemas. Ela acreditava que estados emocionais negativos favoreciam o surgimento de certas doenças no corpo físico. E a história se repete: sua abordagem foi acusada de anticientífica e até charlatanesca. Dizia: "o importante é tratar o doente e não a doença". Movido por uma uma verdadeira transformação interior, ele passou a buscar na vegetação local, especialmente nas flores, algo capaz de  favorecer o equilíbrio emocional do ser humano, O que buscava não eram substâncias químicas ou princípios ativos das plantas, mas algo muito mais sutil: era energia. Ele era capaz de sentir as energias vibracionais das flores. A sensibilidade de Bach às energias sutis era tanta que, quando exposto à determinada flor, podia sentir os estados emocionais para os quais a essência da flor servia de antídoto.



Esse trabalho de Bach abriu as portas para o surgimento de terapias florais baseadas em flores e plantas de diferentes lugares do mundo (Florais da Califórnia, do Alasca, os Florais Brasileiros, Saint Germain, Florais de Minas, do Pacífico...)

O criador dos Florais Brasileiros, Joel Aleixo, ao perceber que desenvolvia uma capacidade para a clarividência, conta: "foi nesse momento que dei conta do reino vegetal que me cercava, descobrindo em cada planta uma vibração e, assim como as pessoas que me procuravam, detectei que também as plantas tinham uma aura que irradiava do seu corpo. Iniciei uma nova fase quando passei ao estudo da aura de cada planta, traçando paralelo com a leitura da aura humana e tentando achar, a partir destas observações, como ela poderiam se interpenetrar". Ao fazer uma releitura das  auras, Joel Aleixo notou diferenças entre as diversas visões observadas. Após um estudo sistemático conclui que a diferença se devia à floração, ou seja, na época do florescimento, a aura da planta se transforma, atingindo a sua quintaessência, numa explosão máxima de sua vitalidade, ou melhor, de sua natureza.

Flores, plantas e seres humanos se "tocam" energeticamente, dando origem à sinergia/interatividade energética de seus auras, podendo influir no comportamento, no estado de consciência emocional e até intelectual do ser humano.



Parte daí o compreender os sinais da natureza. Assim, as plantas, especialmente as flores, cujo conjunto de formas, cores e perfumes as tornam únicas e distintas, nos expõe suas próprias potencialidades. Ao observar cada uma delas, não apenas com os olhos físicos, mas com a intuição, podemos perceber sua verdadeira natureza.

Nesta época em que vivemos, é um privilégio podermos usufruir da cura da alma e, consequentemente, do corpo físico, por meio do uso das essências florais. 
O campo em que as essências florais agem é o nosso campo suprafísico, ou seja, o campo da consciência.
A cura acontece na medida em que a compreensão se expande no nível da alma; que então se reflete no corpo físico, resgatando a saúde e o bem estar em geral.

"Curar com os puros, limpos e belos agentes da natureza é, certamente, o único método entre todos que atrai a maioria das pessoas e, lá no fundo de nosso Eu Interior, certamente isto ressoa como verdade - algo que nos diz que este é o método que a Natureza nos oferece e que é o mais adequado".
Edward  Bach (1936)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunique, aprenda, me ensine... acrescente.