Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Instrutora do Instituto Brasileiro de Balanceamento Muscular, Facilitadora em Kinesioterapia Quântica pelas Escolas Wellness Kinesiology (USA), Touch for Health (Austrália),Three in One Concepts (USA),com noções básicas de RESET do Internacional Kinesiology College (Austrália), praticante atuante do método Body Talk System (USA), praticante atuante em Reconnective Healing® |The Reconnection® Cura Reconectiva (USA). Terapeuta em Consciência Corporal, Emocional e Energética à Saúde. //São Paulo e Curitiba//

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Teste Muscular

           Podemos usar o teste muscular para mostrar que pensamentos, alimentos, emoções, comportamentos, etc., são desorganizadores do sistema neurólógico do corpo. Consequentemente, os músculos são uma forma simples, muito eficaz de biofeedback que temos como ferramenta.
Embora o teste muscular tenha sido usado por décadas pelos terapeutas físicos e treinadores de atletas, seu uso para determinar outras informações do corpo é comparativamente recente.
Dr. George Goodheart, um quiropata de Detroit - década de 60 - começou a demonstrar que certos músculos se apresentavam desligados (enfraquecidos) quando funções de órgãos específicos do corpo estavam desbalanceadas. As pesquisas de Goodheart deram início ao campo da Applied Kinesiology. Desde então o Touch For Health emergiu e se expandiu, abrindo muitas das informações valiosas da Applied Kinesiology para o público leigo e, juntas, permitiram o aparecimento de pelo menos 22 tipos diferentes de "Kinesiology".
Embora muitos profissionais usem a palavra "forte" e "fraco" em relação ao teste muscular, na realidade não estamos testando a força do músculo, mas mais precisamente os circuitos neurológicos dos mesmos até o cérebro e do cérebro até os músculos, para ver se eles estão funcionando apropriadamente. Sendo assim, constatamos quando os circuitos de energia envolvidos com estes músculos estão "ligados" ou "desligados".
Em atendimento terapeutico percebemos  que os circuitos podem estar desligados por muitas razões, tais como deficiências de nutrição, estresse emocional, sensibilidade a metais, a cores, a perfumes, como tbem vértebras fora de alinhamento, etc.
Tensões emocionais "desligam" músculos.
E por exemplo, quando os músculos anteriores do pescoço desligam, os músculos posteriores do mesmo se tornam mais contraídos, diminuindo o suprimento de sangue e levando em direção à uma dor de cabeça por tensão clássica. A função do terapeuta aqui é desativar a tensão emocional, permitindo os músculos do pescoço balancearem, fazendo com que a dor de cabeça desapareça. A causa foi trabalhada e não apenas o sintoma.
Não é necessariamente a quantidade de estresse que cria a doença, ou a dor... e sim como as pessoas interpretam e lidam com os eventos estressantes. A diferença está em relação a pessoas resistentes, que consistentemente transformam circunstâncias estressantes a seu favor e crescem com suas experiências; fazem isto porque possuem traços comuns que compõe personalidade resistente ao estresse: compromisso, controle e desafio!
Pouco envolvimento deixa você mais vulnerável ao estresse.
As pessoas com baixo controle sentem-se sem forças e acreditam e agem como se elas fossem vítimas passivas de forças além do seu controle. Desistem antes de tentar; com pouco senso de iniciativas, se preparam sempre para o pior.
Aquele que não aceita desafios, sente-se ameaçado por mudanças. Acreditam que a vida só é melhor quando é fácil, confortável e segura.
A vida nem sempre é alegre. Fique à altura dos desafios da vida, torne-se compromissado. Tenha uma forma de ser otimista e progressiva em relação à vida.
Lembre-se de que temos liberdade de vontade e o poder da escolha.
De que modo você lida com a perda de emprego, com as dificuldades financeiras, com as dificuldades conjugais?...
Você tem compromisso, controle e aceita enfrentar desafios? 
Pouco envolvimento deixa você vulnerável ao estresse. Estresses comprometem seus músculos. Músculos comprometidos causam dores, doenças e mudanças de comportamento.

O teste muscular em terapia entra para desafiar você a sair do seu ciclo negativo, abrindo caminhos para mudanças efetivas

Fonte: Success Over Distress - Wayne W. Topping PhD (Wellness Kinesiology)

2 comentários:

  1. A Kinesiology aplicada pela Janaína realmente me trouxe enormes modificações e crescente equilíbrio.
    Te agradeço Jana, por ser tão capaz e amiga.
    Grande abraço de sua paciente.
    Ana Muniz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana, em conjunto a este sucesso está o seu empenho na dedicação para melhorar sempre.
      Parabéns!

      Excluir

Comunique, aprenda, me ensine... acrescente.